Existem basicamente dois tipos de fitilhos. O fitilho de seda, nylon ou poliéster e o fitilho plástico. O primeiro fitilho (seda) é aquela fina fita utilizada para decorar ou fechar caixas de presentes (muito utilizado em artesanatos). Geralmente são criados laços com este fitilho e ele também pode ser utilizado em roupas, bordados, panos de prato, etc. Confira a imagem deste fitilho abaixo:

Porém, o foco deste artigo é falar sobre o fitilho plástico ou o fitilho para amarração, como também é conhecido. Veja a figura do fitilho plástico abaixo:

Do que é feito o fitilho?
O fitilho plástico geralmente é fabricado de polipropileno (PP). O fitilho que utilizamos aqui na Caixa de Papelão Deise também é feito com este material, porém é utilizado material reciclado, tornando nosso fitilho um fitilho mais sustentável. Mesmo utilizando polipropileno reciclado, este fitilho não perde sua característica principal que é alta resistência.
As dimensões do fitilho variam de acordo com os fornecedores, porém o mais comum é o fitilho com largura de 10mm (1cm), comprimento de 28m e cores verde, preta ou marrom.
Para que serve o fitilho?
A utilização do fitilho plástico é extramente ampla, sendo utilizado principalmente na amarração de volumes, caixas de papelão e outros objetos de grande ou mesmo de pequeno porte. Ele é um material indispensável em mudanças, transporte de mercadorias e objetos, etc.
Em geral o fitilho plástico pode ser utilizado sem nenhuma intervenção maquinaria, isso quer dizer manualmente. É muito comum a utilização do fitilho por empresas de mudança e transportadoras em geral para acomodar os produtos transportados nos caminhões e veículos de transporte.
Esta foi a nossa contribuição de hoje para você que tinha dúvidas sobre o que é fitilho. Continue acompanhando nossos artigos que voltaremos em breve para falar sobre outros produtos ou dar dicas sustentáveis para melhorar nosso planeta.
Créditos da imagem do Fitilho de Decoração para Minxlj.


